Dom Orlando Brandes celebrou missa no Santuário Nacional na manhã desta segunda-feira (21) e fez homenagem ao pontífice que faleceu nesta madrugada. Dom Orlando Brandes durante a missa desta segunda-feira (21)
Reprodução/A12
Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, homenageou o papa Francisco na celebração da missa solene da 9h no Santuário Nacional, nesta segunda-feira (21). Na celebração, ele relembrou a visita do pontífice ao Brasil e destacou o amor dele à Nossa Senhora Aparecida.
"O papa Francisco escreveu que quer ser sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele está muito perto de nós. Viveu aqui um mês inteiro na 5ª conferência e escreveu dizendo que percebeu a fé do povo católico de Aparecida. Papa Francisco esteve conosco na Jornada Mundial da Juventude e tinha um grande amor à Nossa Senhora Aparecida. Telefonou aqui para o Santuário durante a pandemia para saber como estávamos vivendo essa dor da pandemia. Isso é um papa de pé no chão, com grande coração e grande amor à Nossa Senhora", relembrou Dom Orlando.
Papa Francisco com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional
Carlos Santos/ G1
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias. O Vaticano não deu detalhes sobre a causa da morte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta segunda-feira, as missas no Santuário Nacional têm a imagem de Francisco no altar. Os sinos do campanário do Santuário Nacional também tocaram no horário da confirmação da morte. São 13 sinos, que simbolizam 12 apóstolos e Nossa Senhora. Eles só tocam em momentos de grande alegria ou de tristeza profunda.
"As últimas palavras dele ontem foram 'Feliz Páscoa' e ele não sabia, ou sabia, que a Páscoa dele estava tão pertinho. As últimas palavras são para que sejamos testemunhas de Jesus ressuscitado. A Páscoa é a alegria da ressureição. Ele (Papa Francisco) também se despediu. No papamóvel, com toda aquela dificuldade no meio do povo, ainda pegou na mão de uma criancinha se despedindo de todos nós para a alegria da casa do Pai", afirmou Dom Orlando durante a homilía.
Imagem de papa Francisco no altar do Santuário Nacional de Aparecida
Laurene Santos/TV Vanguarda
Francisco visitou duas vezes o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A primeira das passagens foi discreta, em 2007, quando Jorge Mario Bergoglio ainda era cardeal e arcebispo de Buenos Aires. Na ocasião, ele participou de um evento que reuniu cardeais no templo católico.
LEIA MAIS
Devoto da Padroeira do Brasil, papa Francisco visitou duas vezes o Santuário Nacional de Aparecida
FOTOS: quarto usado pelo papa Francisco durante visita a Aparecida, em 2013, virou museu
Hotel que hospedou papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Seis anos depois, meses após ter sido escolhido papa, ele voltou a Aparecida e reuniu uma multidão de fiéis. A visita foi marcada por manifestações de devoção de Francisco à Santa e de carinho com os brasileiros.
Papa em Aparecida
Rede Globo
Ainda durante missa, Dom Orlando Brandes afirmou que Francisco apoiava a canonização de Carlos Acutis, que ficou conhecido como o "padroeiro da internet" e que será canonizado no dia 27 de abril em uma cerimônia na Praça de São Pedro. Dom Orlando Brandes também falou sobre a busca de Francisco em ser semelhante a Jesus.
"Lá do hospital, ele (Papa Francisco) não falava da dor dele, mas falava da dor das vítimas das guerras. Ele não parou nunca de dizer que a guerra é uma derrota. Papa Francisco era um homem místico, ninguém pode duvidar, mas um homem místico profeta que não tinha medo de nada. Papa Francisco foi o grande missionário nas suas viagens apostólicas na periferia do mundo". Encerrou o Arcebispo.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Publicada por: RBSYS