A 40 minutos de distância um do outro, a Lagoa Grande tem uma importância histórica para o sustento dos moradores da cidade, enquanto a Pedra do Letreiro é vista como "encantada": nem todos conseguem encontrá-la, de acordo com a lenda. Buriti dos Lopes: Capital do Arroz; Terra do Bordado - Bloco 1
O Piauí de Riquezas deste sábado (14) conheceu dois cartões-postais de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí: a Lagoa Grande e a Pedra do Letreiro. A primeira tem uma importância histórica para o sustento dos moradores da região, enquanto a segunda é envolta em uma lenda que a classifica como "encantada".
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Lagoa Grande é banhada pelo Rio Longá e desagua no Rio Parnaíba. Ao longo dos anos, suas águas favoreceram o plantio de fumo, algodão e, atualmente, do arroz. Ela também abriga, todos os anos, a tradicional "Regata das Canoas", organizada pela colônia de pescadores do município.
A 40 minutos de distância da lagoa, uma trilha pela natureza leva ao sítio arqueológico da Pedra do Letreiro. O painel rupestre recebe esse nome devido às pinturas gravadas na pedra há milhares de anos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Moradores e turistas podem subir ao alto da pedra por meio de um acesso; contudo, nem todos conseguem, de acordo com uma lenda popular.
Conforme a lenda, grupos de pessoas tentam visitar o sítio arqueológico, mas simplesmente não o encontram: a pedra desaparece e não é encontrada por eles. Aqueles que têm a sorte de achá-la e subir até o alto são agraciados com uma bela vista da mata e da Lagoa Grande.
Lagoa Grande de Buriti dos Lopes favorece o plantio de arroz no Norte do Piauí
Rafael Araújo
Pedra do Letreiro, em Buriti dos Lopes, é envolta em lenda que a classifica como 'encantada'
TV Clube
???? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
???? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Publicada por: RBSYS