Os jovens desapareceram em um sítio na cidade de Magé, em 1990. Os corpos nunca foram encontrados. Na sentença, a Corte Interamericana determinou que o Estado brasileiro emita todas as certidões de óbito e indenize as famílias. A Corte Interamericana de Direitos Humanos declarou que o Estado brasileiro é responsável pela Chacina de Acari
A Corte Interamericana de Direitos Humanos declarou que o Estado brasileiro é responsável pelo desaparecimento de 11 jovens da favela de Acari, no Rio.
Os jovens desapareceram em um sítio na cidade de Magé, em 1990. Os corpos nunca foram encontrados. Na sentença, a Corte Interamericana determinou que o Estado brasileiro emita todas as certidões de óbito e indenize as famílias.
E ainda estabeleceu obrigações como adotar medidas para tipificar o crime de desaparecimento forçado. E aumentar a capacidade do país de investigar grupos criminosos ligados a agentes do Estado, como as milícias.
Chacina de Acari: Corte Interamericana responsabiliza Brasil pelo desaparecimento de 11 jovens
Reprodução/TV Globo
A principal suspeita é que a Chacina de Acari tenha sido cometida por um grupo de extermínio formado por policiais militares. Dois parentes que tentavam investigar o crime foram assassinados. Até hoje, ninguém foi preso.
O Ministério dos Direitos Humanos manifestou compromisso em implementar as determinações da sentença, que chamou de histórica. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio declarou que está trabalhando para que as famílias sejam indenizadas e consigam as certidões de óbito.
Chacina de Acari
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Justiça do RJ absolve PMs acusados das mortes de Mãe de Acari e sobrinha
Irmã de vítima da Chacina de Acari busca justiça: ‘Minha família nunca mais foi a mesma’
Acusados de matar líder das ‘Mães de Acari’ vão a júri popular no Rio
Publicada por: RBSYS