Fortes chuvas atingiram cidades da Baixada Santista. Em Guarujá, acumulado de seis horas ultrapassou total esperado para o mês. Cratera gigante, deslizamento e desabrigados: veja o rastro de destruição de temporal
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste sábado (19) causaram estragos nas cidades da região, principalmente em Guarujá, onde famílias ficaram desalojadas. Segundo a Defesa Civil Estadual, o acumulado de chuva em seis horas foi de 191 mm, ultrapassando o total esperado para o mês no município (190,7mm).
Conforme apurado pelo g1, houve pontos de alagamentos em diversas cidades. Em Santos, choveu até dentro de um shopping enquanto em São Vicente uma cratera gigante se abriu após o asfalto de uma rua ceder (assista no vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta para os celulares dos moradores de Santos e Guarujá, informando sobre a chuva forte.
Os comunicados são transmitidos por meio de mensagens escritas ou avisos sonoros no celular, independentemente de o aparelho estar conectado à internet ou em modo silencioso.
Chuva fez asfalto ceder em São Vicente (SP)
Redes sociais
Guarujá
De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, a cidade registrou deslizamentos de terra nos morros do Biu, da Vila Baiana e da Vila Edna. Ao todo, 17 moradores do Morro do Biu e aproximadamente 30 da Vila Baiana ficaram desabrigados. "A Prefeitura disponibilizou abrigos municipais, mas todos optaram por permanecer na casa de amigos ou parentes".
A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez a sirene de emergência ser acionada próximo ao Morro da Barreira do João Guarda, onde morreram 34 pessoas em março de 2020.
Segundo a Prefeitura de Guarujá, não houve vítimas nas ocorrências e a Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Avenida Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica) está aberta para receber os desabrigados.
A prefeitura afirmou ainda que o Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 - Santo Antônio) e o Centro Esportivo Don Domenico (Rua das Roseiras, 190 - Balneário Praia do Pernambuco) também estão disponíveis como pontos de acolhimento.
Ainda em nota, a administração municipal alertou os moradores sobre os cuidados necessários. "Em caso de rachaduras nas paredes ou no piso, movimentação de solo ou água barrenta saindo pelos ralos, é fundamental evacuar o imóvel imediatamente. Ocorrências e orientações podem ser comunicadas e solicitadas pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil)".
Houve alagamentos em Santos (à esq) e cratera se abriu em asfalto de São Vicente (à dir)
Carlos Abelha/TV Tribuna e Defesa Civil de SP
São Vicente
A Defesa Civil Estadual informou ainda que o asfalto cedeu no cruzamento entre a Avenida Marechal Deodoro e a Rua Pero Lopes de Souza, em São Vicente. De acordo com o órgão, não houve registro de vítimas, mas a ocorrência colocou em risco a estrutura de um edifício ao lado. Apesar disso, equipes técnicas avaliaram o local e constataram que não seria necessária a evacuação do prédio.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que, por conta da queda do asfalto, orientou os motoristas a evitarem a Linha Amarela, no trecho sentido Centro entre o Hipermercado Carrefour e a Linha Vermelha.
Asfalto cedeu e abriu cratera em São Vicente (SP)
Redes sociais
Questionada pelo g1, a administração municipal não se manifestou sobre outras ocorrências na cidade.
Santos
Vídeos obtidos pelo g1 mostram que diversos trechos de Santos ficaram alagados, incluindo a avenida da praia. Na cidade, até quem estava abrigado em um shopping sofreu os impactos do temporal. Isso porque a água invadiu o Praiamar Shopping, no bairro Aparecida, após uma infiltração na cúpula, que causou um vazamento.
Segundo a assessoria de imprensa do centro de compras, a área atingida pela água foi isolada e as equipes trabalharam para minimizar os transtornos.
Chuva invadiu shopping em Santos (SP)
Redes sociais
A Defesa Civil informou que Santos esteve entre os municípios que registraram maior acumulado do estado em um período de 24 horas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 126 mm até 6h27 deste domingo (20).
Cubatão
De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, houve transbordamento do rio no bairro Pilões, que atingiu cerca de 10 moradias próximas. No entanto, não houve necessidade de remoção dos moradores, pois eles se anteciparam e ergueram os móveis.
A sirene do bairro foi acionada preventivamente, com objetivo de alertar a população sobre as medidas de segurança. O acumulado de chuva no sábado (19) foi de 98,4 mm na área central e 87,2 mm na região de encosta.
Bertioga
Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que não houve nenhuma solicitação de atendimento da Defesa Civil na cidade, que registrou 114,31 mm de chuva.
Procuradas pelo g1, as prefeituras de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos não se manifestaram até a publicação desta matéria.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicada por: RBSYS