Uma missa em sufrágio será celebrada nesta segunda-feira (21), às 19h, na Catedral do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. Papa Francisco em imagem de 18 de abril de 2022, na Praça de São Pedro, no Vaticano
Alberto Pizzoli/AFP
A Diocese de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, emitiu uma nota oficial na manhã desta segunda-feira (21) lamentando profundamente a morte do Papa Francisco.
Como forma de homenagem, decretou luto oficial de três dias, com suspensão de reuniões de grupos e movimentos religiosos.
Uma missa em sufrágio será celebrada nesta segunda-feira, às 19h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira, às 2h35 (horário de Brasília), aos 88 anos. O comunicado oficial da morte foi feito pelo camerlengo da Igreja, cardeal Joseph Farrell, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e enfrentava complicações causadas por uma pneumonia, que o manteve internado por 40 dias.
Mesmo com a saúde fragilizada, o papa fez uma última aparição pública na noite de domingo (20), durante a tradicional bênção de Páscoa Urbi et Orbi, na sacada da Basílica de São Pedro.
Para a Diocese de Campos, o gesto representou uma despedida simbólica. Em nota assinada por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, a Igreja local destacou a dedicação de Francisco ao serviço do Senhor e à missão da Igreja.
“Rezemos agora para que ele encontre a felicidade plena junto de Deus, o que sempre buscou”, diz o texto.
Quem foi Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio entrou para a história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro pontífice da era moderna escolhido após a renúncia de seu antecessor, o papa Bento XVI.
Francisco liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa desde a fundação do papado. Sua eleição ocorreu em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave convocado para escolher o sucessor de Bento XVI. À época, Bergoglio revelou que inicialmente resistiu à ideia de se tornar papa, mas acabou aceitando a missão como um chamado divino.
Ao longo de seu pontificado, Francisco promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres, engajada com causas sociais e aberta ao diálogo inter-religioso
LEIA MAIS:
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica
VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do Papa Francisco
Publicada por: RBSYS