Ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira (6). Segundo relatos da população, serviço realizado provocava odor constante e contaminava a região. Fábrica clandestina em Santana
Batalhão Ambiental/Divulgação
Um local usado para cozinhar ossos de animal para produção de ração em outros estados foi desativado na tarde desta quinta-feira (6) em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá. Moradores da região informaram ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) que o trabalho realizado clandestinamente provocava um odor constante, além de poluir o solo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A polícia foi até o local após denúncias de estudantes de uma escola que ficava nas proximidades da “fábrica”. De acordo com o sargento Adelson Baia, do Batalhão Ambiental, o proprietário coletava os ossos em açougues.
“Esse senhor recolhia esses ossos nos açougues e levava para essa área onde ele estava tentando legalizar a empresa dele. Ele fazia o dessecamento desses ossos. Ele cozinha esses ossos, após cozido, esse osso que saia limpo dessa máquina, ele ensacava e vendia. Esse osso, posteriormente, era triturado, misturado com outras situações para produzir ração e fertilizante animal. O líquido desse cozimento também era aproveitado. Para quê? Para fazer também fertilizante animal. Ele desceca isso, tirava esse líquido e ele vendia, ele exportava, mandava para fora do Estado", disse o sargento.
Segundo o Sargento, o dono do espaço já foi preso pela mesma prática em outro momento. À polícia, o homem informou que está realizando os trâmites para retirada da documentação necessária para o funcionamento do local.
No boletim de ocorrências, o batalhão informou que não fez a retirada dos ossos do espaço em razão da quantidade de material, o que dificultava a logística.
Ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira (6).
Batalhão Ambiental/Divulgação
O homem foi autuado por exercer atividade potencialmente poluidora sem licença necessária do órgão competente. Ele foi encaminhado à delegacia de Santana.
LEIA TAMBÉM:
Operação Defeso Seguro apreende cerca de 5 mil quilos de peixe no Amapá
???? Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS