Tiago Felipe e José Pedro Travassos têm 17 anos e são alunos do Centro Educacional 6, de Ceilândia. Programa Pontes Para o Mundo, da Secretaria de Educação, selecionou 100 estudantes da rede pública para viverem experiência no exterior. Irmãos gêmeos do DF são selecionados para intercâmbio no Reino Unido.
Irmãos gêmeos do Distrito Federal foram selecionados juntos, em 1° e 2° lugar, para participar de um programa de intercâmbio no Reino Unido. ????????✈️
Tiago Felipe e José Pedro Travassos têm 17 anos e são alunos do Centro Educacional 6, de Ceilândia. Eles receberam a notícia da aprovação para o intercâmbio em 27 de junho, dia do aniversário deles.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O programa Pontes Para o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação, selecionou 100 estudantes da rede pública do DF, para passar 17 semanas no exterior.
Os dois estão no 2° ano do ensino médio e colecionam medalhas e troféus em competições de Língua Portuguesa.
Tiago Felipe e José Pedro aprenderam inglês maratonando séries e assistindo a jogos. Com isso, os dois foram aprovados, em um ano e meio, em um curso do Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia (CILC), que deveria durar cinco anos.
"Vendo alguns vídeos com a legenda automática, que não é tão boa assim e comete bastante erros, a gente foi começando a associar, sem nem perceber, uma palavra com a outra, do português da legenda, com o inglês do vídeo mesmo. Aí a gente começou a jogar, e nos jogos a gente começou a associar a imagem com o que aquilo era", contam os irmãos.
Realizando sonhos
Tiago Felipe e José Pedro Travassos aprenderam inglês vendo filmes e jogos
TV Globo/Reprodução
Os irmãos são cheios de sonhos e planos, e na lista também tem a vontade de estudar fora do Brasil.
"Já sonhei em ser astronauta. Já sonhei em ser médico, astrofísico, físico, cozinheiro, matemático, diplomata. Muita coisa", diz José Pedro. "Eu também já sonhei muita coisa. Boa parte, a maioria, as mesmas que ele falou", completa Tiago Felipe.
O sonho que parecia distante, agora tem data marcada para acontecer. O programa no qual eles foram aprovados é voltado para estudantes da rede pública, com idades entre 16 e 17 anos, que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio regular ou Ensino Técnico.
Aprovados para intercâmbio
No caso dos gêmeos, foi uma professora do Centro Educacional 6 de Ceilândia, onde os meninos estudam, que apresentou o programa para os dois. "Ela mandou o edital e falou que a gente tinha que se inscrever. Ela obrigou a gente".
"Quando eu fui fazer a prova eu não achei que a gente ia passar não. A gente não pensou que iria tão longe assim, mas a gente foi", contam os irmãos.
"A gente ainda não entendeu muito bem, a gravidade do que aconteceu", diz José Pedro. "Em pensar que a gente saiu de dois nerds que jogavam videogame pra isso aí, é incrível", completa Tiago Felipe.
O valor da passagem e todas a despesas necessários para se manter no país serão pagos pelo GDF. O governo está investindo cerca de R$ 100 mil por estudante contemplado.
"Vamos levar saudade daqui, e vamos voltar com histórias e lembranças", afirmam.
Tiago Felipe e José Pedro Travassos
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
COLEÇÃO ROTAS DE BRASÍLIA: roteiros temáticos apresentam pontos turísticos do DF; veja como acessar
FÉRIAS DE JULHO: veja o que fazer com crianças durante o recesso
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Publicada por: RBSYS