Humberto de Alencar foi uma das 62 pessoas que morreram no acidente em agosto de 2024, no interior de São Paulo. A polícia encontrou o aparelho dele nos destroços. Mensagens extraídas do celular do copiloto que morreu na queda de avião expõem problemas na Voepass: 'Essa aviação está complicada'
Arte/g1
Mensagens obtidas com exclusividade pelo Fantástico revelam textos e áudios que estavam no celular do copiloto que estava no avião que caiu em agosto de 2024, no interior de São Paulo. Humberto Alencar foi uma das 62 pessoas que morreram no acidente. A polícia encontrou o aparelho dele nos destroços.
"Eu trouxe esse celular para casa, levei para uma assistência técnica, e esse celular foi recuperado 100%. E eu consegui fazer o backup e entregar para a Polícia Federal e ajudar da melhor maneira possível a manter a integridade do meu marido", conta a esposa do copiloto, Rosana Maria Ferreira.
De acordo com as informações recuperadas, semanas antes da queda, ele desabafou com um colega.
"Essa aviação está complicada, meu caro, com esses aviões fadigados. Não adianta, rapaz, não adianta. Tem que rezar para esse pessoal fazer o possível, né? Para modernizar essa frota. Porque é complicado, né, meu irmão?", afirmou Humberto em uma mensagem de texto.
Exclusivo: mecânico da Voepass relata problemas na manutenção do avião que caiu em agosto de 2024
No grupo de tripulantes, mais relatos de problemas. Um funcionário manda um vídeo.
Funcionário 1: Misericórdia.
Funcionário 2: O que é isso? Porta principal?
Funcionário 3: Serviço.
Funcionário 1: O ouvido do comissário que lute.
Funcionário 2: Ninguém reportou isso nos outros voos? Manutenção não fez nada?
Funcionário 3: Passamos para a manutenção aqui em Guarulhos, vamos ver.
Funcionário 4: Tô aqui no avião e não fizeram nada!
Em setembro de 2024, logo depois do acidente, a Anac fez na Voepass o que se chama de operação assistida. O Fantástico apurou que foram determinadas correções, como:
reforçar a frota com aeronaves reservas, pra que os aviões pudessem passar mais tempo em manutenção;
reduzir número de rotas;
e substituir funcionários.
Exclusivo: mecânico da Voepass relata problemas na manutenção do avião que caiu em agosto
No entanto, a agência avaliou que a Voepass não cumpriu o apontado e mandou suspender os voos, considerando que as operações estavam em risco.
"A conclusão da Anac foi baseada numa degradação do sistema de gestão de segurança operacional da empresa. Não podemos afirmar uma relação entre as condições que levaram à suspensão e o acidente nesse momento. A investigação do acidente, que está sendo conduzida pelo Cenipa, ainda está em andamento", destaca o diretor presidente substituto da Anac, Roberto Honorato.
O que diz a Voepass
Em nota ao Fantástico, a Voepass afirma que pretende retomar as atividades o mais rápido possível e que, durante seus 30 anos de operação, a segurança sempre foi prioridade máxima. Segundo a companhia, o relatório preliminar do Cenipa conformou que a aeronave do voo 2283 estava com certificação válida e todos os sistemas em funcionamento.
Sobre a manutenção das aeronaves, a Voepass defende que a reutilização dos componentes entre aviões é legal quando há certificação e rastreabilidade adequadas. A empresa contesta denúncias de irregularidades, afirmando seguir todos os protocolos regulatórios. Sobre os aviões envelopados, diz que nunca burlou fiscalizações.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Exclusivo: mensagens extraídas do celular do copiloto expõem problemas na Voepass
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Publicada por: RBSYS