Luan Felipe Alves Pereira é soldado de um batalhão de Diadema, na grande São Paulo, e trabalha na Rocam, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motos. Quem é o PM que arremessou o homem da ponte?
O soldado Luan Felipe Alves Pereira, de 29 anos, foi preso na quinta-feira (5) após arremessar o entregador Marcelo Amaral, de 25 anos, do alto de uma ponte em São Paulo.
O agente é soldado de um batalhão de Diadema, na grande São Paulo, e trabalha na Rocam, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motos.
Na ficha de Luan constam, pelo menos, três processos em que suspeitos de roubo e receptação teriam partido para o confronto - o que não aconteceu agora, no caso da ponte.
Dois processos são de 2019. Luan se justificou dizendo que foi recebido a tiros e precisou revidar. Um dos suspeitos foi baleado três vezes e acabou preso pelo PM. O outro também sobreviveu mas ficou paraplégico. Ele foi preso e cumpriu a pena.
O terceiro processo é do ano passado. O soldado disse que matou com 12 disparos um criminoso que havia atirado nele primeiro. Esse caso foi arquivado.
Nos três processos, a Justiça entendeu que Luan agiu em legítima defesa. Agora, depois de ter sido filmado jogando da ponte um jovem já dominado e desarmado, foi punido.
Luan tem dois advogados. Eles dizem que os policiais foram hostilizados no baile funk.
“Imagine você, cidadão de bem, à flor da pele, numa situação de estresse. A gente tem a certeza de que isso de algum modo contribuiu para o cenário. Não estamos dizendo se justifica ou não. Nós não estamos dizendo da atitude dele. Nós estamos dizendo basicamente é de um cenário, um contexto que existe por trás”, afirma Wanderley Alvez, advogado do soldado Luan.
“Se ele errou, ele já está pagando pelo erro. E diga-se de passagem, caro. Ele está pagando pelo erro e diga-se de passagem, caro. Mas que seja com dignidade também”, afirma Raul Marcolino, advogado do soldado Luan.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Publicada por: RBSYS