Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), Igreja Católica se prepara para escolher novo pontífice. O arcebispo de Salvador é um dos nomes da lista do Vaticano. Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Jorge Jesus/ Ag. Picnews
Após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a Igreja católica começa os preparativos para escolher um novo líder religioso. Segundo o Vaticano, 138 cardeais estão aptos a participar da votação. Entre eles, está Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, de 65 anos.
Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.
O Cardeal Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, em São Paulo, mas foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Com isso, também foi nomeado Primaz do Brasil, título dado ao religioso que conduz a arquidiocese mais antiga do país.
Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ao longo da carreira, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais, além de ser professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
Antes de ser nomeado arcebispo de Salvador, foi bispo auxiliar de Fortaleza em 2001. Sete anos depois, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Teresina. Já em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até 2020.
Ligação com o papa Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho de Cardeais
Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016 e chegou a ser presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
Em 2021, o papa Francisco também nomeou arcebispo como membro da Congregação para os Bispos. A organização é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas "ad Limina" e dos encontros de bispos novos.
Dois anos depois, em 2023, ele também nomeou o arcebispo como membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9. Ele é o único membro latino-americano.
Dom Sergio é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
LEIA TAMBÉM:
Casal, ativista ambiental e padre: baianos relembram bênção do papa Francisco no Vaticano
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ????
Publicada por: RBSYS