Incidente ocorreu a mais de 5 mil metros de altitude na montanha Vallunaraju. Ninguém se feriu. Glaciar se desprende e treino de alpinistas vira exercício real no Monte Vallunaraju, Peru
Um grupo de alpinistas que fazia um treinamento de resgate em montanha se viu em meio a um exercício real depois que um glaciar se desprendeu de uma encosta ao lado deles, no Peru.
O incidente ocorreu no Vallunaraju, uma montanha localizada nos Andes peruanos. Um dos alpinistas envolvidos gravou o vídeo e postou as imagens no último domingo (13) em suas redes sociais. Ninguém ficou ferido.
"Hoje, no curso internacional de resgate em Vallunaraju no Peru, tivemos que enfrentar e resolver uma situação real envolvendo a ruptura de uma grande massa de gelo", escreveu Javier Rivadeneira em sua conta de Instagram.
"Senti um medo real quando começou a rachar e fui o 'apoio' dos meus amigos e parceiros colombianos, que conseguiram executar muito bem a manobra de resgate e resgatar nosso colega de corda."
O treinamento ocorria a mais de 5.000 metros de altitude. O Vallunaraju, cujo cume fica a 5.686 metros acima do nível do mar, está localizado na chamada "Cordilheira Branca", dentro do Parque Nacional Huascarán.
Derretimento de geleiras causa impactos em cadeia e é o 2º fator de elevação do nível do mar, alerta OMM
'Gelo derreteu sob nossos pés': a dramática foto de huskies correndo sobre água que revela rápido degelo da Groenlândia
Sequência de imagens mostra deslocamento do gelo de glaciar
Reprodução
Publicada por: RBSYS